UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
Unidade Acadêmica de Educação à Distância e Tecnologia Licenciatura em Pedagogia
Unidade Acadêmica de Educação à Distância e Tecnologia Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Prática Como Componente Curricular VI (Metodologia de Educação a Distância)
Tutora virtual: Marta Henrique
Alunos(a): Francisca Aparecida de Jesus
Maria Lucia Bernardo
Rosana SilveiraReis
POSTAGEM DA ATIVIDADE DA SEMANA
A importância do ambiente Virtual da aprendizagem
O processo de ensino e aprendizagem na Universidade atualmente não se constrói apenas no espaço da sala de aula, por isso torna se importante o ambiente virtual por que da suportes tecnológicos e de apoio pedagógico para os alunos e professores. Para que o processo de troca e partilha de sentidos possa ser efetivo poderemos criar interfaces síncronas a exemplo dos chats ou salas de bate papos e assíncronas a exemplo dos fóruns e listas de discussão. Podemos contar também com os blogs que além de permitir comunicação síncrona e assíncrona, agrega em seu formato hipertextual uma infinidade de linguagens e forma de expressão. Os chats possibilitam que os participantes se comuniquem em tempo real. Nessa modalidade de comunicação todos os participantes podem se comunicar com todos que estiverem conectados pelo ambiente virtual de aprendizagem, com toda essa ferramenta contribui para asações de ensino em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o Moodle.
Com isso, buscamos refletir sobre o impacto das atividades na disciplina e nos alunos e descrevemos as atividades realizadas no Moodle dessa disciplina, destacando o papel da Monitoria. Com o uso de ambientes virtuais de aprendizagem redefine-se o papel do professor que finalmente pode compreender a importância de ser parceiro de seus alunos e escritor de suas ideias e propostas, aquele que navega junto com os alunos, apontando as possibilidades dos novos caminhos sem a preocupação de ter experimentado passar por eles algum dia. O professor provoca o aluno a descobrir novos significados para si mesmo, ao incentivar o trabalho com problemáticas que fazem sentido naquele contexto e que possam despertar o prazer da descoberta, da escrita, da leitura do pensamento do outro e do desenvolvimento de projetos colaborativos. Desenvolve-se a consciência de que se é lido para compartilhar ideias, saberes e sentimentos e não apenas para ser corrigido.
o que constitui os ambientes digitais interativos de aprendizagem, nos quais cada pessoa busca as informações que lhe são mais pertinentes, internaliza-as, apropria-se delas e as transforma em uma nova representação, ao mesmo tempo que transforma-se e volta a agir no grupo transformado e transformando o grupo. Nessa abordagem, ensinar é organizar situações de aprendizagem, planejar e propor atividades, disponibilizar materiais de apoio, ter um professor que atua como mediador e orientador do aluno, procurando identificar suas representações de pensamento, fornecer informações relevantes, incentivar a busca de distintas fontes de informações e a realização de experimentações, provocar a reflexão sobre processos e produtos, favorecer a formalização de conceitos, propiciar a aprendizagem significativa do aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário